Para ser melhor aproveitado é muito importante dominar transferências de chamada, colocar as ligações em modo de espera e atender o telefone com agilidade. A especialidade é ideal para um pré-diagnóstico, principalmente, quando sintomas estranhos aparecem ou até mesmo para um check-up anual. Não é incomum pacientes acompanharem o mesmo clínico geral através de gerações, por exemplo, onde a avó passa para mãe, que passa para filha, por exemplo.
- Portanto, não adianta a faculdade disponibilizar um campus com excelente infraestrutura se o corpo docente não é qualificado no mesmo nível.
- Também por ela, o clínico perde prestígio, valor social, pois até recentemente, entendia-se que a terminalidade objetivava a formação do "clínico geral".
- O clínico geral consegue pôr ordem nas condutas médicas e nas medicações que são ministradas.
- Isto não só eliminará a possibilidade de erros, mas também lhe proporcionará tempo para realizar outras atividades.
- Isso é essencial para secretárias e secretários, seja em suas relações internas ou externas na clínica.
- Por isso, as recepcionistas estão constantemente preocupadas em melhorar suas habilidades e crescer na profissão.
Apenas a graduação em medicina não é suficiente para receber esse título. Isso porque a clínica médica é pré-requisito para todas as subespecialidades clínicas, exceto dermatologia e neurologia. A residência em Clínica Médica é o período de estudos para se tornar um clínico geral, também conhecido como médico clínico ou médico internista. Logo, conhecendo mais profundamente o histórico dos pacientes, os médicos dessa especialidade estão aptos a orientar de forma mais precisa.
Conheça Mais Sobre O Campo De Atuação Da Especialidade
Por estarem sempre perto do paciente, estes profissionais podem até diagnosticar doenças com antecedência e já partir para um tratamento mais focado. Uma vez de posse dos resultados, e com a observação clínica, ele já tem algumas pistas do problema. Quando você tem dores de cabeça, problemas estomacais, febre, enjoo, ou quaisquer outros sintomas inespecíficos, você vai ao pronto-socorro ou procura um clínico geral. É ele quem vai dar o primeiro atendimento e começar a investigar o que está acontecendo.
Para Que Serve A Clínica Médica?
É um tradutor do dito, e decifrador do não dito; busca a percepção do oculto, o fenômeno, ainda, não manifesto. Afirma-se que o clínico é um profissional pouco objetivo, que pensa muito e resolve pouco, que sabe pouco de muito. Não se considera que ele trabalha próximo ao horizonte clínico dos processos de adoecer. Para ele, as doenças (moléstias) se apresentam de modo bastante inespecífico, indiferenciado.

O termo generalista ou GP remete à ideia de formação mais geral, não necessariamente sem especialização. São médicos com formação mais geral o clínico, veja o site em Clínica Médica, e o médico de família e comunidade. Este último tipo de especialista com formação mais geral entre todos os especialistas, abrange a saúde da mulher, da criança, do adulto e do idoso, e a saúde coletiva.